quinta-feira, 3 de maio de 2012

Para aprender a ler

Falando de coisas interessantes (ou nem tão interessantes assim) que tem a ver com a minha área:
Percebi que no pouco tempo que tenho pra ficar online completamente de bobeira - e ele não é muito - o que eu mais perco tempo na internet, provavelmente em quarto lugar são blogs que tenham a ver com livros. Então, irei repassar as dicas por aqui, afinal, Jovi também é cultura.

Em primeiro lugar, porque a gente é fã do humor. Humor ácido e bem - feito ganha pontos triplos. Eu apresento o [manual prático de bons modos em livrarias]. O blog é assinado por Hillé Puonto, nome fictício, claro. Vocês já irão entender o motivo do "claro". O blog fala do cotidiano de uma livreira e de seus frequeses que muitas vezes parecem entrar nas livrarias completamente on drugs. Repleto de diálogos inimagináveis e situações quase apocalípticas, este blog foi feito para você gargalhar  ALTO e se compadecer tanto dos livreiros que, dá vontade de entrar numa livraria e abraçar um deles. O blog também fala de lapsos cometidos pelos próprios livreiros em momentos de puro cansaçõ/tédio ou falta de paciência mesmo. As histórias não são só de Hillé Puonto. Outros livreiros podem mandar emails com seus causos.
Deixo o link do meu preferido. Entenderam o "claro" né... sendo empregada de uma livraria, Hillé não podia se identificar. Senão...

- Austenprose - A Jane Austen blog
Este blog, cujo conteúdo é em inglês, e fala sobre livros que sejam spin off de romances de Jane Austen, inspirados nos romances da autora inglesa ou mesmo, livros sobre trabalhos feitos em cima da Jane Austen que viraram livros. Não tenho nenhum post preferido neste blog, ainda, então deixo por aqui também, um dos textos que li na íntegra: A Pemberly Medley: Five Pride & Prejudice variations. Fica óbvio no título que se trata  de um post com resenha de cinco livros que são, de alguma maneira, variações de Orgulho e Preconceito. Bom para quem gosta de Jane Austen.

- Frisbee: A book Jornal
Este foi o primeiro blog de livros gringo em que entrei e adorei. Acho ele leve e bem escrito. A maior parte dos posts são resenhas. O legal é que alguns dos livros que apareceram nesse blog, ou eu li ou ouvi falar por causa do burburinho que estão fazendo. Um dos meus textos preferidos é o que fala de livros com a temática "book club" (clube do livro) - ou seja, um livro em que os personagens deste livro fazem parte de um clube do livro.

- Kiss a Cloud
O Kiss a Cloud é outro blog em inglês mas que contém, além de resenhas, trechos de livros. Como nesse meu post preferido, onde são colocados trechos de Plainwater, um livro de ensaios e poesia da Anne Carson.
Não sabe quem é Anne Carson? Eu ajudo: Anne Carson é uma professora de literatura clássica (greco - romana) canadense que também é ensaísta e poetisa. Tenho dois livros dela e só posso dizer que, ela é divina! (Claro, tive que importar os livros porque não vendem no Brasil, ¬¬)
Lésbica que se preza, já ouviu esse nome pelo menos uma vez na vida.

A última dica é especialmente querida. É o blog de um projeto de que participei e que vai virar e-book.
As Variações Literárias
As Variações surgiu como idéia da Bruna Maria, uma grande amiga minha, escritora (sim!) que resolveu reunir seus amigos também escritores neste projeto. Cada um de nós, escolheu um trecho, um personagem, um pedaço de livro que gostaríamos de ver mais desenvolvido ou desenvolver de outra maneira e fazê-lo.
A primeira variação é minha. Não é meu melhor trabalho, nem o que mais me orgulho, mas o projeto é bacana e as variações estão lindas. Tem até variação - imagem. Fotos variações de poemas de Drummond.

Nenhum comentário: