sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Post # 4 3

Não sou o cara mais politizado do mundo. Mas tenho consciência. Votei pela primeira vez em 2002 por que eu queria um futuro diferente. Meus pais sempre votaram no PT e/ou partidos de esquerda ou socialistas. Com dezesseis anos fiz questão de tirar meu titulo de eleitor para votar no Lula, pois não acredito que apenas rótulos façam uma pessoa.

Uma pessoa pode estudar e ter diplomas diversos e falar diferentes línguas, assim como Fernando Henrique Cardoso. Seus livros de sociologia até hoje são estudados nas universidades e o cara defecou na própria obra. O PSDB se diz um partido democrata, mas fez um caminho inverso. Privatizou importantes empresas públicas e ao invés de investir no crescimento econômico ele afundou o Brasil em dividas.






Evidente que o governo Lula está longe de ser o mais perfeito, mas dado ao caos que o Brasil estava quando ele assumiu o governo em 2003 considero que esses oito anos foram um pontapé inicial para grandes mudanças, tanto que projeções indicam que o Brasil pode ser a 5ª economia do mundo em 2020. Não existe mágica na política, existe boa estratégia e boa administração. E o Brasil sobreviveu quase que ileso a essa mega crise econômica (lembrando que o EUA ainda não se recuperou e muitos países europeus, como Portugal, quase faliram).

Confesso que não vou com a cara da Dilma. Ela me parece ser uma pessoa arrogante no jeito de falar e não tem carisma e desenvoltura na frente das câmeras. Mas ela fez partes da administração econômica do governo Lula, administração que fez a economia crescer e fez o Brasil ser bem visto por outros países, diferente do Serra, que participou de uma das piores administrações que esse país já viu. O PSBD quer que o Brasil continue apenas com 2% da população concentrando renda, diferente do PT que em oito anos milhões de pessoas entraram na classe media ou saíram da linha da pobreza.


A gente vota Dilma from a gente vota dilma on Vimeo.



Se você não pretende votar domingo devido aos candidatos que temos coloque na balança as duas administrações que tivemos. Eu com orgulho votei num torneiro mecânico e quero que esse política de crescimento econômico continue. Mas não deixe de votar, qualquer que seja a sua opção.

4 comentários:

Lella disse...

Que lindo seu post, Tunai. Achei sincero e despretensioso - mas nem por isso sem belos argumentos e grandes exemplos pra que façamos a escolha certa.

Tô contigo, e só não saio de vermelho porque também ficaria parecendo um tomatão.

Anônimo disse...

Apesar de ainda nao votar por falta de idade tenho demostrado tal interece por politica! Achei super fera este post pois Com palavras sinples e linguarjado adequado a tal explexao, voce consegui tirar suas conclusoes sobre o que e politica com anbas demostraçoea que sera fundalmenta na escolha de um novo presidente.

Nikole França disse...

Tirei meu título esse ano, com 16. Desde sempre gostei de política e como você, porque quero fazer alguma coisa! O que me deixa indignada são os jovens que poderiam votar mas por preguiça não tiraram o título, mas adoram reclamar do que o governo faz ou me criticar porque voto no PT. Baseam-se nas opiniões manipuladas da Veja e do Jornal Nacional. Não sei se no RJ é assim, mas aqui em SP a mídia puxa um p... saco do PSDB. E as pessoas engolem sem nenhum senso crítico. Triste.
Mas, adorei seu blog (:

Autor disse...

Não votei, justifiquei.
Mas, dos males, acho que a vitória de Dilma foi o melhor.
Aguardemos agora, as cenas dos próximos capítulos.