terça-feira, 13 de março de 2012

Joga o machismo fora

Olá pessoas.
Olha, o post de hoje é impulsionado por um outdoor que eu sou obrigada a ver todos os dias, na volta para casa e que me dá ânsias (de vômito).
É o outdoor da promoção "Joga a velha fora", do Jornal Meia - Hora.


Eu não sou daquelas feministas chatas. Aliás, eu nem me considero feminista. Acho que, para defender os direitos das mulheres, não necessariamente precisa-se deste título. Nada contra feministas, agradeço muito o que fizeram por nós, mulheres. Eu só acho que hoje em dia a discussão está agressiva demais, digamos assim. Mas este não é o assunto de hoje, só a introdução.

Voltando ao outdoor... mesmo não me considerando feminista, essa propaganda me incomoda muito. O que vemos? Uma mulher sem roupa, sensualizando com panelas novas e brilhantes e com o slogan "joga a velha fora". É sério isso? Acho que os publicitários se confundiram um pouco porque, não fica claro quem é o público alvo deste anúncio.
Vamos ser sinceros, quem compra panela é mulher. E se o público alvo for elas, não seria mais efetivo colocar um homem nu? Não imagino uma senhorinha, dona de casa, olhando para este comercial e se empolgando. Deve se sentir ofendida também. Não só pelo fato dela mexer com dois clichês machistas: lugar de mulher é na cozinha (entre panelas) ou na cama (o apelo erótico), mas pelo slogan mesmo: joga a velha fora.

É fácil assimilar isso a mais do que uma troca de utensílios culinários mas a própria dona das panelas, já que a mocinha da propaganda é uma jovem atraente. Afinal de contas, que relação existe entre panelas e uma jovem nua? Eu tenho 26 anos e isso já me incomoda, imagine as mais senhoras...Não são só utensílios domésticos que são passíveis de troca. Trocar de esposa, companheira, namorada, amante é fácil como trocar de roupa mas magoa, deixa marcas.
Pior do que isto, é o vídeo. A mesma mulher do outdoor aparece de corpo inteiro (por partes, claro), andando de salto nua na cozinha. Isso não é só inviável mas perigoso. Todo mundo que já fez um ovo mexido que seja, sabe que podem acontecer várias coisas, como óleo respingar em você, por exemplo.

Eu sinceramente acredito que anúncios como quase que invalidam tudo pelo que aquelas que queimaram seus sutiãs lutaram. Mulher, para a mídia continua sendo então a mesma rainha do lar, não despida de erotismo porque, afinal de contas, é preciso "segurar o seu homem". Lamentável.

5 comentários:

Anônimo disse...

no minimo vc deve ser bem feinha rs.

Mayra disse...

sou horrorosa, não sabia?

angela disse...

nâo entro mas nessa nâo tem posto de troca em lugar nem hum

Bruna Maria disse...

Leu meus pensamentos. Vejo esse outdoor quase todo dia e tenho uma vergonha alheia gigante pelos publicitários (?) e pela modelo (?), s senhorita Nicole Bahls, que me parece curtir muito reforçar esteriótipos machistas. Well done guys, hahaha... só rindo pra não chorar!

Bruna Maria disse...

(Quer dizer, nem sei se é Nicole Bahls depois de ver o vídeo, mas whatever né)