quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


A desunião dos homossexuais e a política


Assisti, a pouco, uma entrevista com Ney Matogrosso feita pela Marília Gabriela no GNT. Eu admiro muito esse jovem senhor, não só pela musica, mas por toda a sua historia de vida e importância dentro da historia da musica brasileira.  E digo mais, ele é o melhor cantor em atividade com uma voz única.

Resolvi escrever não por sua importância histórica ou musical. Nesta entrevista ele toca num assunto muito relevante. Fala sobre a desunião dos gays. Coisa que eu também só venho me preocupar agora, com meus 26 anos. Veja o trecho do vídeo, no final da entrevista a partir do 13º minuto:








“Eu acho que os gays no Brasil tinham que ter um pouquinho mais de consciência da sua existência e do seu significado como ‘grupo’ e não se satisfazerem em apenas subir nos carros nas paradas gays para poder ficar se beijando e dançando. Quatro milhões de pessoas como se reúnem aqui em São Paulo define uma eleição para presidente da republica.”

Ney Matogrosso



Ele falou tudo o que eu quis dizer sempre abertamente ao publico. Há alguns anos que me vejo pensando assim e nunca mais pisei numa parada gay. Impressionante que o que era para ser uma passeata política para mostrar de forma divertida a diversidade sexual acaba virando micareta. Todas as paradas gays no Brasil são assim, principalmente a de São Paulo e Rio de Janeiro, onde suas prefeituras apóiam tal tipo de “manifesto carnavalesco”, pois atrai diversos turistas e assim, dinheiro para a cidade.

Temos todo o direito de amar quem nós quisermos, mas não devemos esquecer nosso papel político perante a sociedade, pois tudo o que nos rodeia é política. Falando boladamente, em outras palavras, existe um mundo muito maior do que brigas entre fãs da Britney contra a Gaga, Gaga contra a Madonna, etc etc
Existe um mundo muito maior e mais importante no que define o seu papel dentro da sociedade do que a quantidade de homens sarados que você chupou dentro das dark room.


Esse foi um desabafo porque há muito tempo gostaria de falar sobre isso abertamente. A vida até parece uma festa, mas, não é.

6 comentários:

Tute Braga disse...

O problema todo é que o ser humano é festeiro em sua essência e talvez por isso um movimento que deveria ser político virou micareta, como você disse. Perdeu-se o foco.
Quanto à política, bom, se eles estão no Planalto ou Câmara de Deputados é porque alguém botou lá, só resta pressionar! Mas para tal, é preciso que a união do grupo aconteça de fato.
Mas o problema não se resume à desunião desse grupo, ou à falta de engajamento do mesmo. O problema é a hipocrisia de uma forma geral. Alí a gente entra naa questão da religião que, infelizmente, é "usada" da forma errada, sabe? Ao invés de pregarem o amor ao próximo, algumas religiões fazem uma verdadeira caça às bruxas quando se trata dos homossexuais. Galera: amor é uma coisa, procriação é outra.
Enfim, amigos (as) gays/lésbicas/trans/simpatizantes/whatever: não percam o foco.
Vocês têm o direito de serem respeitados como seres humanos.

Jesus Bolado disse...

Concordo com o que você falou, Tute, mas não falo nem de politicagem interna, lá em brasilia, etc... falo de movimentação politica de um grupo lutando pela necessidades que temos. Mas o povo só quer dançar até o Sol raiar... E essa questão da religião ser usada de forma errada dá um post triplo, com carpado para trás! auhshua

Tute Braga disse...

Desafio: fazer uma parada gay sem bebidas e trio elétrico! hahaha

É muito complicado, cara... sério... até nas novelas os gays são retratados caricatamente! Agora todo gay tem que ser obrigatoriamente uma bicha afetada?! Também não é por aí... haha

Beijooo



P.s.: NADA contra bichas afetadas, eu só disse isso porque eu ODEIO rótulos! haha

fernando (@_iuserneime) disse...

concordo em tudo, e é exatamente por isso que sou criticado em falar mal da parada gay.
a glr só quer saber de festa e acham que estao lutando pelos seus direitos jogando na cara da sociedade um boquete no meio de mais de 1 milhao de pessoas ou agarramentos excessivos.
pq sim, eu acho agarramento na rua excessivo ate pra casal hetero, casal gay tbm nao precisa disso.

Odeio de Paixão disse...

A militância a vera se brada dia após dia. Escolher uma data no ano pra dizer, gritar e/ou berrar pro mundo que você É DIFERENTE SIM dos outros, mas que nem por isso você não merece respeito, é tão importante quanto dize-lo todos os outros 364 dias do ano. O "problema" da comunidade homossexual, é que muitos reclamam de uma certa falta de respeito (nos moldes de "Respeito" que a sociedade nos impõe), que os próprios não se enquadram. Então como você pode reivindicar de algo, que você mesmo não faz parte?! Conheço muitos gays, sou gay e posso afirmar que nunca me senti desrespeitado ou ofendido por alguém ou algo. Antes de reclamarmos das atitudes terceiras, vejamos como nós mesmo estamos nos portando em tal sociedade!

(O IMPORTANTE MESMO, É SABER QUE NINGUÉM TEM O DIREITO DE JULGAR OS OUTROS, MESMO FAZENDO-NOS A TODO INSTANTE)

Odeio de Paixão disse...

Meu nome é Renan!